Necessidades dos alunos com autismo - Módulo 2

2. SALA DE AULA. RAZÕES PARA A ORGANIZAÇÃO

2.3. Exames adaptados

Quando os alunos com autismo têm exames é provável que estejam ansiosos e não saibam como agir, pelo que é muito importante que eles conheçam antecipadamente o tipo de avaliação que vai ser efetuada. Além disso, em exames de maior duração, é conveniente que eles sejam divididos em partes e que disponham do tempo que necessitem; se concluirmos que os exames escritos sejam demasiado custosos, devemos considerar como alternativa a realização de exames orais; e que as correções dos mesmos devem ser partilhadas com o aluno de modo a ele compreender aquilo em que falha.

Em relação à sua estrutura é relevante que seja semelhante em todos os assuntos e que sejam realizados testes objetivos tais como: escolha múltipla (verdadeiro / falso, opções de escolha, etc.), sublinhar ou assinalar com círculo, unir com setas ou perguntas. Além disso também deve ser claramente indicado quanto vale cada questão e o tempo aproximado para as completar.

Finalmente, durante o exame, é conveniente que o aluno tenha uma folha com uma lista dos passos que têm que ser efetuados no exame, isto é, uma folha em que esteja claramente explicado o exame secção por secção.


Figura 2. Roteiro de exames adaptados. Pag 42. Autism Federation Castilla y León, 2018. Guide for teachers and educators of students with autism.