Estratégias de Intervenção em PEA: Competências a trabalhar para prevenir o absentismo e o insucesso escolar - Módulo 3
3. ESTRATÉGIAS DE REGULAÇÃO EMOCIONAL
3.3. ESTRATÉGIAS DE TRANQUILIZAÇÃO PARA ESTUDANTES COM AUTISMO
Nas pessoas com PEA, a regulação sócio-emocional é afetada pelas dificuldades em lidar com a hipersensibilidade e pela cegueira ao contexto; também o funcionamento executivo que guia as reações e resposta ao contexto social e ambiental está comprometido nessas pesssoas. Interpretar e compreender-se a si mesmo e as emoções dos outros, também constituem dificuldades específicas para estes estudantes.
A ansiedade é um dos fatores específicos que influencia o insucesso escolar e está muito presente em estudantes com autismo, devido à dificuldade que têm em integrar o contexto, relacionar-se socialmente ou lidar com solicitações sensoriais.
A autorregulação exige ferramentas diferentes para momentos diferentes, e quando um estudante com PEA está na escola, é importante partilhar com os professores alguns códigos ou permissões que os ajudem a pôr em prática com sucesso as suas estratégias de tranquilização.
Frasquinhos de purpurinas ou frasquinhos calmantes proporcionam maneiras saudáveis e eficazes de acalmar os mais pequenos, tranquilizá-los, fazê-los respirar fundo e lidar com as suas emoções.
Propor um plano de fuga ou um canto de tranquilização: por vezes, eles precisam de sair do espaço para recuperarem o controlo e reduzirem a estimulação.
Canto de tranquilização ou caixa sensorial: um espaço confortável e tranquilizador para onde podem ir quando precisam, para acalmar o corpo e fazer uma pausa para processarem os seus sentimentos, quando notam que as suas emoções começam a sair de controlo.
Desenvolver alguns exercícios simples ou rotinas que sejam calmantes: apertar uma bola antisstress, focar a atenção numa respiração funda, imaginar um lugar seguro ou pensar numa memória agradável, contar até 10.
Reservar 5 minutos por dia para praticar: relaxamento, meditação, alongamento ou ouvir música.
Zona de reflexão: proporcionar um espaço de escrita ou de desenho para os estudantes refletirem sobre o seu comportamento e emoções. Os professores podem propor questões de orientação ou dar total liberdade ao estudante.
Técnica do vulcão: representação em que cada estudante especifica coisas que o fazem sentir-se ansioso e estratégias específicas para cada situação.