Necessidades dos alunos com autismo - Módulo 2
4. MUDANÇAS E MOMENTOS NÃO ESTRUTURADOS
4.1. Avisar os alunos das alterações
Para avisar os alunos das alterações é necessário prepará-los com antecedência, para o que usamos Histórias Sociais (preparadas por Carol Gray em 2000). São narrativas curtas acompanhadas por imagens que explicam a informação num contexto específico, dizem porque é que acontece, que pessoas é que se vão relacionar e como é que o protagonista deve atuar.
O principal objetivo destas histórias é fornecer aos alunos autistas ferramentas que lhes ensinam a agir. Por exemplo na figura seguinte, podemos ver como elas mostram ao aluno autista como agir quando se zangam.
Fig. 7. Exemplo de uma História Social
Além das histórias sociais também é aconselhável ter esquemas visuais com atividades dos alunos o que ajuda a introduzir alterações específicas em determinadas alturas. No esquema seguinte podemos ver como as alterações da rotina podem ser introduzidas.
Figura 8. Exemplo de horário. Pag 13. Smith B and Cols (s.f.). Simple strategies that work. Helpful tips for all student educators include Asperger's Syndrome, High-Functioning Autism, and Related Disabilities.