Absentismo - Módulo 4
1. PRINCIPAIS RAZÕES
1.4. EFEITOS DO ABSENTISMO
A ausência escolar prolongada de um estudante autistas pode levar a:
- Fracasso escolar: os alunos mais faltosos enfrentam frequentemente circunstâncias que os levam a exibir comportamentos (por exemplo: falta de motivação) que prejudicam os resultados dos testes. Também perdem oportunidades de aprendizagem e de conhecimento. Isto também leva a uma redução da confiança e da autoconfiança, levando frequentemente a um círculo vicioso.
- Perda da estruturação do dia e diminuição de rotinas: o início da manhã tende a desparecer, acordando tarde com perca dos hábitos de sono (podem aparecer alterações do sono). Podem ocupar os tempos livres em atividades de lazer (por exemplo: ver televisão, usar computador, videojogos e/ou redes sociais). Estas atividades frequentemente evitam o retorno à escola em virtude de não serem desafiantes e de não provocarem ansiedade, quando comparadas com as situações sociais da escola. Isto fá-los sentir confortáveis e seguros no seu próprio ambiente com poucas alterações e surpresas.
- Incapacidade percebida de enfrentarem os desafios normais do desenvolvimento. Isto fá-los sentir diferentes dos seus pares, adquirindo conceitos negativos do eu. Isto pode levar a receio da escola, a medo de falharem e a um perfeccionismo excessivo, que gera níveis extremamente elevados de ansiedade. A sua ansiedade aumenta uma vez que raramente são efetuadas intervenções especificas e tende a intensificar-se sempre que lhes são pedidas coisas fora da sua zona de conforto (por exemplo: ir para a escola, socializar ou viajar).
- Relacionado com o mencionado acima, tornam-se socialmente mais isolados e têm mais dificuldade em fazer amigos. Quando têm que trabalhar em grupo a sua socialização sofre e é muito difícil lidar com isto.
- Um elevado número de faltas ou de dias de faltas, causa um sentimento de pavor em antecipação das situações que podem causar isolamento, incerteza sobre o que acontecerá quando regressarem, que juízo será feito sobre eles ou dos seus comportamentos e quais os pensamentos dos seus pares.
- Agressividade aumentada: quando se sentem ameaçados e forçados a ir à escola usam a agressividade ou a luta como um mecanismo de defesa, dirigido aos pais ou aos adultos de apoio.
Atividade sexual prematura.